Floresta com Araucária e Serra do Mar


Floresta com Araucária e Serra do Mar

Esta região abriga remanescentes da Floresta Ombrófila Mista, um dos ecossistemas associados à Mata Atlântica, e tem como representante mais emblemático a Araucária. A Floresta de Araucárias chegou a cobrir cerca de 40% dos territórios do Paraná, 30% de Santa Catarina e 25% do Rio Grande do Sul, além de quase 3% de São Paulo e 1% do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Hoje, após séculos a fio de exploração descontrolada da madeira e decisões políticas equivocadas, detém inacreditáveis 3% de sua área original, sendo apenas 0,7% dela considerada em bom estado de conservação, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A TNC trabalha na Floresta com Araucária desde 2004 e o histórico de sucessos com as iniciativas de conservação na região de Turvo, capitaneadas pelo IAF e TNC ao longo dos últimos anos, abriu caminho para a inclusão de um novo modelo de restauração florestal com foco na exploração econômica sustentável, com elevado grau de replicabilidade.

Um dos projetos realizados com sucesso na região, iniciado em meados de 2012, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi o projeto Sustenta a Mata, que surgiu como uma alternativa para complementar e garantir a sustentabilidade das ações de conservação em curso, com a restauração de áreas de preservação permanente (APP) de propriedades rurais e seu enriquecimento com espécies nativas de interesse econômico como a erva-mate, a araucária e a bracatinga, focando especialmente nos produtos florestais não-madeiráveis. Foram prospectados 50 hectares distribuídos nas terras de aproximadamente 30 proprietários rurais engajados por parte do IAF. Os participantes receberam assistência técnica no processo de restauração, desde o preparo da área, passando pelo plantio, e chagando ao início do manejo da área de restauração enriquecida com mudas de espécies nativas, além das cercas e dos insumos para o plantio.

Além dessas áreas no Paraná, o projeto abrangeu os estados de São Paulo e Santa Catarina. São mais 20 hectares na reserva florestal EMBRAPA/EPAGRI de Caçador, em Santa Catarina, em parceria com a EMBRAPA Florestas, e 60 hectares nas unidades de conservação do Mosaico de Jacupiranga, no sul de São Paulo, em parceria com a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal).

 

Parceiros

Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort

BNDES

Fotos



DOE ÁRVORES