Inovação e tecnologia


Inovação e tecnologia

Monitoramento da restauração

Para o ganho de escala em projetos de restauração florestal com a qualidade necessária, uma das etapas que necessita de amplo desenvolvimento é a do monitoramento. Ele é uma parte integrante do processo de restauração e uma etapa fundamental para avaliar as atividades e corrigir a trajetória, visando aumentar a eficácia e diminuir os custos associados à restauração. A TNC e parceiros fizeram um amplo debate sobre monitoramento de áreas em restauração para a Mata Atlântica que culminou na criação de um Protocolo de Monitoramento da Restauração, em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, publicado em três línguas, e que hoje tem sido adaptado para uso nos biomas Cerrado e Amazônia.

De acordo com a lógica do protocolo de monitoramento desenvolvido, o processo de monitoramento da restauração passa por duas fases: 1) avalia a estrutura da vegetação; 2) avalia a trajetória ecológica, de modo que o principal indicador utilizado para a primeira fase é a cobertura do solo, enquanto que para a segunda fase, utilizam-se indicadores para a avaliação da funcionalidade da floresta, como densidade de indivíduos arbóreos e arbustivos e a riqueza de espécies de espécies arbóreas e arbustivas.

A avaliação da primeira fase pode ser substituída por metodologias de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélite ou mesmo de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado), otimizando assim o processo de campo, podendo ocorrer mais na segunda etapa de monitoramento. O período entre um monitoramento e outro varia entre três a quatro anos, considerando também um limiar de 70% da cobertura da vegetação nativa para que a área passe para fase 2. O objetivo é acompanhar o processo de restauração até que a área esteja apta a seguir sozinha, ou seja, sem necessitar de mais intervenções de manutenção, até se tornar floresta novamente.

Sistema Integrado de Restauração (SIR)

A TNC criou o SIR para cadastrar e fazer a gestão de todas as áreas em processo de restauração. O SIR é um sistema web, com um banco de dados espacial que permite e facilita a gestão e acompanhamento dos projetos de restauração florestal. Ele utiliza tecnologia opensource para reduzir custos e facilitar o uso do sistema.

Os principais objetivos do SIR são:
– Cadastro e gerenciamento de projetos de restauração
– Acompanhamento das doações e alocações em cada área em restauração
– Monitoramento ecológico florestal por meio de um app
– Estimar quantidade de Carbono sequestrada nos projetos

Recentemente, o SIR foi customizado para que outros países possam fazer o cadastro e gestão de seus projetos de restauração. O sistema foi desenvolvido pela TNC para gerenciar seus projetos, porém ele acabou contribuindo para a criação do sistema do Pacto de Restauração da Mata Atlântica e pode servir como subsídio para a criação de um sistema federal, ligado à PROVEG.

Parceiros

Pacto de Restauração da Mata Atlântica

Fotos



DOE ÁRVORES