Restauração florestal em paisagens agrícolas


Restauração florestal em paisagens agrícolas

Atua na restauração em macro escala em regiões de fronteira agrícola, principalmente relacionada à adequação ambiental de imóveis rurais. A Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012), ou “Novo Código Florestal”, determina que todos os produtores rurais devem inserir seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, caso existam passivos ambientais, devem aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), o qual deve propor metodologias adequadas para a restauração da vegetação nativa. A TNC trabalha desde sua concepção inicial, até exemplos práticos no chão, que perpassam pelo desenvolvimento da cadeia da restauração, infraestrutura básica necessária, até a boa implementação dos PRAs.

A TNC desenvolveu a metodologia do Plano Estratégico de Restauração Florestal (PERF) que tem sido usado para trabalhar nas áreas agrícolas. O objetivo do PERF é conhecer, detalhar e incentivar a organização da cadeia produtiva de restauração na região, identificando os mecanismos de funcionalidade da cadeia e os fatores capazes de alavancar as atividades de restauração. O PERF também identifica os principais gargalos, propondo medidas e recomendações para políticas públicas e práticas necessárias para o alcance das metas de recuperação da cobertura florestal.

Alguns projetos de restauração no campo estão sendo implantados na Amazônia, no município de Santarém, no Pará e em áreas no estado do Mato Grosso, onde o estado se comprometeu em Paris a restaurar 2,9 M de ha. A TNC integra a Aliança pela Restauração da Amazônia e Aliança Pró-Cerrado, uma agenda muito importante para que a restauração florestal possa
ocorrer no MT.

Fotos



DOE ÁRVORES