Reflorestar e Rio Doce


Reflorestar e Rio Doce

Este projeto de conservação cobre uma extensa área, envolvendo o Corredor Central da Mata Atlântica, a Bacia do Rio Doce e também áreas da Bacia do Rio Guandu (RJ) e Vale do Paraíba.

Trata-se de uma região estratégica, com a maior biodiversidade do planeta, onde temos diversos parceiros e projetos com capacidade de dar escala a restauração.

Nesta região a TNC também participou desde o início da construção de um dos mais robustos projetos de restauração florestal em escala do Brasil, denominado Programa Reflorestar, liderado pelo estado do Espírito Santo. Esse programa destina 3% de royaties de petróleo, anualmente, para o pagamento de projetos de restauração e conservação de florestas no estado. O Estado se comprometeu a restaurar 80 mil ha até 2020, como parte da iniciativa 20×20. A TNC tem contribuído por meio do desenvolvimento de contratos modelos em mapeamento, monitoramento e restauração florestal (PERF), além da construção de um sistema WEB, que permitiu melhorias operacionais na ordem de 400% no estado (em termos de rendimento operacional).

Na Bahia, a TNC atuou com projetos de restauração de áreas de preservação permanente para formação de corredores ecológicos: Corredor Monte Pascoal – Pau Brasil; e, Caraíva Carbono.

Em Minas Gerais, a TNC desenvolveu projetos de restauração florestal, em parceria com o Programa Bolsa Verde mantido pelo governo do estado: Zona da Mata, Serra do Papagaio, Serra do Cipó e Vale do Jequitinhonha. Na região, que abriga inúmeras Unidades de Conservação e as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, Rio Doce e
responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

 

Parceiros

Prefeitura de Suzano (acordo em elaboração)

Fibria Celulose

Suzano Papel e Celulose

SEAMA – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Leão Alimentos e Bebidas

Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG)

Consórcio Intermunicipal do Rio Guandu (Consórcio Guandu)

Fotos



DOE ÁRVORES